TAG: 5 LIVROS FAVORITOS DE 2017

by - janeiro 15, 2018

1. O Mundo de Sofia
Sinopse: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.
Para comemorar esse grande sucesso, a Companhia das Letras lança agora nova tradução de 'O mundo de Sofi'a — feita diretamente do norueguês — e novo projeto gráfico para toda a coleção de Jostein Gaarder.



2. A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
Sinopse: 
Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.



3. O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. 
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.



4. O MEU PÉ DE LARANJA LIMA
Sinopse:
“Meu pé de laranja lima”, é um clássico da literatura juvenil brasileira. Escrito por José Mauro de Vasconcelos, escrito ainda no final dos anos de 1960. Embora seja um livro que fale de um outro momento social e histórico trabalha com a perspectiva universal das agruras que cercam a infância e início da juventude, o que o torna um livro completamente atemporal. Meu pé de laranja lima é um dos romances mais premiados da literatura juvenil, bem como apresenta um dos maiores números de reedições. Em vida, o próprio José Mauro teria afirmado que grande parte do sucesso do livro se devia a sinceridade das cenas narradas, que tinham sido inspiradas em sua própria vida e infância.


5. PERDIDA 
Sinopse: Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo e lindo Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...


Espero que gostem dos meus favoritos de 2017 e tenha vontade de conferir cada um deles. Foram selecionados com muito amor e carinho!! São livros excelentes. Até a próximaaaa!! 

You May Also Like

41 comentários

  1. Só conheço a história do Mundo da Sofia, li e reli e não me canso.
    Já os outros citados eu ainda não conheço. Mais já vou colocar na minha listinha de leitura. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena adicionar na sua listinha, são ótimos!!!

      Excluir
  2. Gostei muito da tua seleção literária e ainda não conhecia nenhum dos livros que descreveste. Confesso-te que ando muito preguiçosa para ler e que tenho pelo menos 5 livros iniciados e não concluídos... Tenho que me jogar a estes!
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  3. Nossa fiquei com muita vontade de ler o Mundo de Sofia, vou colocar na minha lista de desejos e ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus favoritos, sou apaixonada por ele. Já li várias vezes e não me canso!

      Excluir
  4. Só livros amorzinhos, muito bons, não li todos mas já ouvi falar muito.
    Meu pé de laranja lima foi um dos primeiros que li na escola, a revolução dos bichos tbm li e o menino do pijama listrado eu vi o filme, acabei tendo preguiça de ler o livro, mas ainda desejo tê-lo haha gostei dessa tag. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz em saber que conhece essas maravilhas, beijos, linda!

      Excluir
  5. Grande seleção, todos são livros renomados e que fazem sucesso até hoje. Vi o filme O Menino do Pijama Listrado e a novela Meu Pé de Laranja Lima, que passou a muitos anos na band. A sinopse de Perdida me lembrou a da série Outlander(que tb vem de uma série literária).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz em saber que conhece, hahah, beijosss

      Excluir
  6. Gostei muito da sua seleção de livros, mas confesso que o livro O menino do pijama listrado foi o que mais me fez chorar na vida, e lógico logo em seguida o filme. Mas os outros nunca tinha ouvido falar, vou procurar mais sobre para colocar em minha lista de futuros livros
    https://egualaryssa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também chorei, hahah. Vale a pena conferir, beijos

      Excluir
  7. Quero conhecer o Mundo de Sofia e Perdida gostei muito das sinopses parecem ser livros muito interessantes...O menino do Pijama Listrado eu assisti o filme e achei muito emocionante creio que também iria gostar do livro...Sua lista de leituras está sensacional bjs

    ResponderExcluir
  8. Li O Mundo de Sofia, A revolução dos bichos e O menino do pijama listrado 💖
    Posta mais!!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da sua tag...mundo de sofia é o melhor,adoro!Bjo Verônica Alves

    ResponderExcluir
  10. Meu pé de laranja Lima, eu já li e amei. adorei todas as indicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que máximo. Eu tb amo!! Q bom q gostou, bjs

      Excluir
  11. Ah!Eu amo o menino do pijama listrado.é muiito bom!

    ResponderExcluir
  12. São bons livros que você listou aí, já ouvi falar de todos, mas não li nenhum, acredita? Nem Meu Pé de Laranja Lima, que vergonha!
    Obrigada pelas dicas, parabéns pelo blog e muita leitura pela frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma conferida, beijão!!
      Q nada, haha. Beijos, obrigada vc!!!

      Excluir
  13. Livros ótimos.
    Só não conheço ainda "A revolução dos bichos" e "Perdida".
    Mas como os gostos são parecidos, creio que vou gostar.
    Bjussss

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito dos seus favoritos os livros são incríveis, da sua lista só ouvi falar o livro o Menino do Pijama Listrado e o Meu Pé de Laranja Lima, gostei muito das suas indicações bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os outros são ótimos, assim como o que vc citou aqui, beijos, linda!

      Excluir
  15. Adorei seu artigo, também li o livro "O menino do pijama listrado" e chorei tanto, a história é muito comovente e interessante. Adorei as suas resenhas, parabéns por ter lido tantos livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma linda história. Feliz em saber que gostou, beijos!!! Obrigada, flor

      Excluir
  16. aaaaaa dos livros citados eu estou louca para ler Perdida e Meu pé de laranja lima. Pretendo conseguir ler esse ano! Amei o teu post! Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc gosta de romance, não tem como não amar "PERDIDA", é muito bom. Meu Pé de Laranja Lima é uma lição de vida, excelente, super indico!

      Excluir
  17. Todas obras conhecidas! O menino do pijama listrado eu estou para ver o filme, já está no pen drive que fica na tv, pela sinopse vou chorar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é muito bom, confira. É uma boa pedida!! Beijos

      Excluir
  18. O meu pé de laranja lima é um clássico! ♥ Li a primeira vez quando eu era pequena com a minha mãe e desde então é um dos meus preferidos. :) Bjs.
    http://dicamattos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ele marca muito a nossa vida. Muito bom!!

      Excluir
  19. O menino de pijama listrado é realmente um livro divino!

    ResponderExcluir
  20. Li muitos livros em 2017, mas nenhum que eu realmente ficasse louca.
    Olhando a sia lista, o livro O Menino do Pijama Listrado não tem como não gostar e se emocionar.

    ResponderExcluir
  21. Oi.
    Desses que você selecionou eu só li Perdida e amei, a Carina realmente é diva. E a revolução dos bichos está na minha lista faz um tempinho já, espero conseguir ler esse ano.
    Adorei sua lista.
    Beijos

    ResponderExcluir